Minha mãe chegou do Chile antes de ontem. Disse que a viajem foi muito boa, se divertiram muito com a neve no frio de matar, além de participarem do congresso de pastores em Santiago. Mas quero contar uma coisa que aconteceu lá e que faz parte do que quero falar hoje...
Quando ela chegou no Chile ficou impressionada com o estilo de decoração das casas. Lá eles misturam várias estampas e quadros diferentes num só ambiente. Ela conta que olhou pra aquilo tudo e falou, me imitando: ''Vixi, é muita informação.'' (risos).
Vi uma foto de uma casa que eles almoçaram e quase fico tão confusa quanto a sala em que estavam. O piso de uma estampa com um tapete de outra, a parede de uma outra cor com centas fotos penduradas...
Mas essa é a cultura deles. É assim que eles acham bonito, e talvez se um chileno entrar lá em casa, vai achar minha sala branca sem graça ou pensar que eu seja anti-social, porque não tenho sequer um quadro da família pendurado na parede da sala. Mas é assim que nós, brasileiros, gostamos das nossas salas, e eu continuo amando minha família de qualquer jeito, oras...
Pois bem...Passei esses últimos dias lembrando de uma roda (aquela dinâmica de evangelismo do grupo de Samuel - mais informações: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=46061544) que aconteceu ano passado, com uma menina chamada Tatiana. Antes da roda, a gente tava numa reunião de sábado em que ouvi Deus falar de uma forma muuuito diferente comigo, pra não dizer 'estranha' . Talvez tenha sido uma visão, ou só uma cena que veio na minha cabeça na hora do louvor. Guardei esse pensamento pra falar na roda de Tati...
A cena foi mais ou menos assim: Era como se eu estivesse numa casa. Era a minha casa e estava toda arrumada, não tinha coisas fora do lugar, do jeito que eu queria. Também estava limpinha, iluminada, e eu tinha as chaves da casa na mão. Mas Jesus entrava na casa e começava a mudar as coisas do lugar:
-''Não, eu não gosto dessa mesa aqui. Essa janela aberta deixa entrar muito sol. A cortina rosa precisa ficar amarrada...''
A casa era MINHA e ele agia como se fosse o dono! E eu permitia aquilo tudo...Sentava pra ver as coisas ficarem de um jeito que eu não gostava, mas se era assim que Ele queria, era assim que ia ficar. E aquelas mudanças na casa me enchiam de alegria! Você já fez uma coisa que não gosta só pra agradar outra pessoa que gosta disso que você não gosta? Pois é, é a mesma sensação. E mesma satisfação.
Terminei essa ''viajem'' entregando as chaves da casa pra Jesus. Tá bom, eu sei que você é inteligente, mas eu vou explicar de qualquer jeito: Aquela casa era o meu coração. Dentro dele estava tudo do jeitinho que eu queria. Meus sonhos tinham seu lugar. Meu tempo, minha vontade, minhas decisões, estava tudo ali, arrumadinho, organizado.
É verdade que Jesus põe ordem na vida da gente. Quando estamos no fundo do poço, sem respostas em algumas situações, ele nos levanta e faz o mar se acalmar. Mas talvez a garota daquela roda e muitas pessoas que não conhecem Jesus se enganem achando que Ele é só um faxineiro de vidas: Se tudo ao redor vai mal pra elas, as coisas estão fora do lugar e começam a se incomodar com a bagunça, então é hora de chamar Jesus para entrar no coração e começar a dar um jeito nas coisas. O pior engano é achar que Jesus salvou a vida delas quando vêem tudo sob controle de novo: Os projetos pessoais começando a dar certo, aparece um namorado(a) bonitão(a) ou um emprego legal...
Outro caso é aquela velha história que muita gente fala: ''Eu não fumo, não bebo, sou fiel à meu marido/esposa, vou ''pra igreja'' todo domingo...Minha casa tá lustrando!''.
Bem, pode até estar lustrando, mas há estampas na sala que não combinam. Em outras palavras, há pecado, e não adianta comprar flores e quadros pra tentar dar um jeitinho no seu coração. Suas boas ações não mudam o gosto de Jesus jamais! Ele quer uma casa sem pecado. Sem cigarro, infidelidade, bebida, mas antes de tudo, sem pecado.
Aí, você vai ter que deixar ele mexer nas coisas da sua casa. Ou seja, sabe aquela pesca na hora da prova que você tanto gosta, aquela mentirinha que você conta pro chefe ou a fofoca que você não perde? Resumindo, toda sua desobediência ao próprio Deus? Pois é, a primeira medida de Jesus na sua casa vai ser pegar isso tudo, colocar num saco preto e esperar o caminhão de lixo passar.
É isso que ele chama de casa limpa e arrumada, você está disposto a mudar? Ele quer saber...
Esse é Jesus, o homem que nos lava com o sangue do Cordeiro e nos convida a ''renunciar tudo que possuímos dentro de casa para ser digno de ser um discípulo seu''. (Lc 14:26)
Não importa se você acha sua casa certinha, cheirosinha, arrumadinha. Importa o que Jesus acha, e Ele acha que, sem a presença e senhorio dele mesmo no seu coração, você está vivendo num chiqueiro.
Tati entendeu isso na época. Viu que suas chegadas em casa antes das 10 da noite não levavam ela pra o lugar que Jesus está preparando no Céu, e entregou seu coração a Jesus.
Entregue suas chaves a Jesus também. E tenha certeza que será um ótimo negócio...
Grande abraço,
Marta Andrade
Um comentário:
Entregar as chaves a Jesus não eh somente ter a casa trasnformada ou mante-la limpa, mas eh ter encontrado o verdadeiro significado da existencia de tal casa: Ser a habitação do Deus vivo!!!!!
Nooossa!!! Isso foi fundo viu?!
Abração
E cada dia que passa o blog fica melhor!!!!!
Fuiz
ps: cortina rosa???? Só vc mesmo viu Marta!!!!
Postar um comentário